top of page
Foto do escritorCristian Dal Solio

A Diversidade Rítmica Brasileira

Que o Brasil é um país culturalmente rico, todos nós sabemos. Colonizadores vindos de diversos lugares do mundo contribuíram para a diversidade cultural do vasto território brasileiro. Por ter um amplo espaço territorial, as diferenças culturais abrangem os mais variados aspectos: comidas, bebidas, vestuário, vocabulários, entre outros. Mas quanto à música, vamos conhecer um pouco mais sobre os ritmos do Brasil?


A região sudeste detém os dois gêneros musicais brasileiros mais conhecidos internacionalmente, o Samba e a Bossa-Nova, tendo a Bossa-Nova derivado do próprio samba, após sofrer uma forte influência do jazz americano na década de 1950. Ainda na região sudeste, nasceu um estilo queridinho dos brasileiros, também derivado do samba, o pagode surgiu entre as décadas de 1970 e 1980 no Rio de Janeiro, e desde então, quem nunca ouviu um bom pagode nos churrascos de fim de semana?


O gênero musical mais popular no Brasil vem do centro oeste, o sertanejo surgiu por volta de 1910 com forte característica do meio rural, acompanhado pelo som inconfundível da viola caipira, que também é peça importante de outro ritmo do folclore brasileiro, a Catira, que tem como fundamento a dança fortemente marcada por batidas de pés e mãos, embalados por uma boa moda de viola.


Assim como diversos gêneros e ritmos musicais, a região norte também tem forte influencia dos indígenas e escravos africanos em sua música, dessa miscigenação surgiu o Carimbó, referência da região, marcado pelo compasso de tambores curimbó da cultura indígena, de onde provém seu nome, o Carimbó é um ritmo dançante e sensual responsável pelo surgimento de outros ritmos, sendo o mais conhecido deles a lambada.


Já o nordeste brasileiro possui em sua cultura uma variedade muito grande de gêneros e ritmos musicais, entre os mais conhecidos está o Axé, original da Bahia, esse gênero musical surgiu em meados de 1980, trazendo a mistura de diferentes estilos como: reggae, forró, samba, frevo entre outros. Já que falamos, o Forró é uma junção dos ritmos: Xote e o Baião, executados com sanfona, zabumba e triangulo, mas fique esperto, pois forró é apenas a definição dada para esta fusão rítmica.


Na região sul, a cultura predominante é a dos colonizadores Europeus, pois são a grande maioria, o Fandango Caiçara é heranças desses colonizadores, difundido mais no litoral do Paraná, o fandango tem diferenças distintas e pode ser classificado como valsado ou batido, o bailado depende dos instrumentos utilizados para sua execução. No Rio Grande do Sul, encontramos vários ritmos como: Bugio, Vanerão e Milonga, sendo estes os mais conhecidos da cultura gaúcha, que por sua vez, influência os estilos musicais de Santa Catarina, o mais conhecido é o ritmo de bandas, onde se utiliza instrumentos de sopro para acompanhar o andamento de marchinha.


A diversidade cultural brasileira é ampla e muito rica, formada por diversos povos e etnias que fazem desta miscigenação o tempero principal para a criação rítmica do nosso país, tornando-o um celeiro musical, onde cada cidadão tem sua representação musical garantida.


Alex Gamin

Produtor Artístico


1.093 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page